Auto-Translation Here!

O que é um SINGLE?

Singles são lançados para a divulgação de um álbum, geralmente. Equivalem, em parte, ao que chamamos no Brasil de músicas de trabalho.
Um single pode vir acompanhado de várias versões da mesma música (remixes) ou de outras músicas, chamadas b-sides.


domingo, 6 de dezembro de 2009

2009 chega ao fim, mas a música não para!

Vamos a uma pequena retrospectiva deste excelente ano para a música.

A Suécia foi generosa. Além da continuação do sucesso de September e da explosão de Agnes, com o hit mundial "Release me", trouxe também o bom álbum "The Queen", de Velvet, e os novos nomes "Gathania" e "Star Pilots". Sem falar em BwO, com o pop/disco mais esquisito e legal que se faz hoje em dia.


2009 foi, também, um ano de retornos. O Roxette voltou aos palcos e o Aqua fez mais - a banda, separada desde 2003, lançou o greatest hits e alegrou os fãs com 4 novas músicas, sendo uma delas "Back to the 80's", sucesso em alguns países europeus.

Lasgo e Cascada, grupos consagrados no dance, lançaram álbuns novos. O Lasgo, inativo desde a saída da Evi, viu a substituta Jelle Van Dael realizar um bom trabalho no álbum Smile, e trazer novos hits como Lost, Gone e In my arms. Já o Cascada conseguiu o primeiro número 1 no Reino Unido, com o single "Evacuate the dancefloor", que apelou pro hip/hop - uma lástima. Pelo menos o restante do álbum manteve o estilo da banda.

Lady Gaga, com um pop galináceo, conquistou as paradas mundiais e anotou seu nome na galeria pop, para a infelicidade do blogueiro aqui. Continuando na linha "mainstream", Rihanna trouxe um novo álbum, mais gótico, roqueiro - diferente, mas chato.

A tristeza fica por conta do anúncio da aposentadoria do grupo norueguês a-ha, que se retirará dos palcos em 2010. Mas eles, antes disso, deixaram uma obra-prima, o álbum "Foot of the mountain", com a musicalidade dos anos 80 que consagrou a banda.

That's all folks.
No próximo post veremos quais foram os 10 melhores singles de 2009. Difícil escolha!


Nenhum comentário: