Auto-Translation Here!

O que é um SINGLE?

Singles são lançados para a divulgação de um álbum, geralmente. Equivalem, em parte, ao que chamamos no Brasil de músicas de trabalho.
Um single pode vir acompanhado de várias versões da mesma música (remixes) ou de outras músicas, chamadas b-sides.


domingo, 20 de dezembro de 2009

10 melhores singles de 2009

10º Foot of the mountain - a-ha


É como ouvir o a-ha do fim dos anos 80. Os fãs mais saudosos adoraram o retorno ao estilo que deu reconhecimento mundial ao grupo nórdico.





9º Can't get over - September


O single não conseguiu chegar nem perto do sucesso do precedente, Cry for you, mas reafirmou o estilo inconfundível de September. Vale a pena ser lembrado.





8º My mamma said - Aqua


O Aqua veio com tudo neste ano. My mamma said demonstrou o amadurecimento da banda e o novo caminho que pretende seguir no próximo álbum, previsto para o fim de 2010.







7º Higher - Star Pilots


Antes desconhecidos, os Star Pilots mostraram ao que vieram, com o lançamento de dois singles muito bem-sucedidos. In the heat of the night fez sucesso inclusive no Reino Unido. Mas foi Higher a grande música da banda, pelo menos no que se refere à qualidade.





6º On and On - Agnes

Que este foi o ano de Agnes, não há dúvidas. E o que dizer sobre o lançamento internacional do single On and On? Nada melhor para dar prosseguimento ao sucesso estrondoso alcançado depois do hit mundial "Release me".




5º Back to the 80's - Aqua


Single de retorno do Aqua, Back to the 80's empolgou uma legião de fãs deixada órfã depois do álbum Aquarius. Foi um verdadeiro frenesi, totalmente justificável. Eles não perderam a mão depois de tantos anos afastados. Um presente.





4º Right Here, Right Now - Bwo feat Velvet


BWO é uma banda disco-pop escandinava, mais reconhecida pelas participações no Melodifestival da Suécia, em quatro ocasiões. A banda alcançou sucesso em diversos países da Europa. Este ano, resolveu fazer uma parceria com a Velvet. O resultado foi fantástico: a melhor música que já lançaram. Aliás, nem lançaram ainda... É que essa versão foi gravada para o lançamento no Reino Unido, que devido ao fraco desempenho nas rádios de lá, talvez nem aconteça.





3º Blame it on you - Gathania


A Suécia é uma fábrica de bons cantores. Mas este ano, em especial, foi surpreendente. De repente, ouço na internet uma canção chamada Blame it on you e pronto, mais um nome surge : Gathania. E pra quem acredita que qualidade é diferente de quantidade, Gathania é a pedida certa. A cantora lançou apenas duas músicas até agora, e já faz jus para estar nesta lista.





2º Release me - Agnes


Antes conhecida apenas por ter vencido o Ídolos da Suécia, Agnes viu seu nome ser vinculado mundialmente após o estouro de Release me. E não era pra menos. A música é uma verdadeira obra-prima! Aclamada pela crítica e pelo público, Agnes tem a segunda posição merecida.





1º The Queen - Velvet


Pegajosa, divertida e pra cima. The Queen foi o carro-chefe do álbum homônimo da cantora Velvet. A apresentação no Melodifestival foi considerada por muitos a melhor deste ano, apesar de nem ter passado às finais. Não poderia dar outra posição, se não a primeira, para a minha música preferida deste ano.








2 comentários:

André Plácido disse...

Boa lista, mas eu teria colocado Alcazar, você não acha?

Eduardo Fernandes disse...

Boa, cara. Stay the night foi um bom single... Difícil escolher apenas 10 =/
Vlw pelo comentário.